sábado, 1 de maio de 2010

A importância do enfermeiro


Nos hospitais,os médicos fazem as visitas,passam orientações e zelam pela saúde dos pacientes,mas depois que vão embora,o enfermo fica sob os cuidados do grupo de enfermagem.

Dá para perceber a importância desses profissionais no dia-a-dia do hospital. "É o enfermeiro que se relaciona com o paciente,conhece suas individualidades e as de seus familiares".

O corpo de enfermagem (enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem) em uma instituição de saúde é um dos principais veículos de cuidado e atenção dispensada aos clientes. E normalmente,no meio hospitalar,a Enfermagem representa mais de um terço dos profissionais que atuam nestes estabelecimentos,e segundo o Ministério da Saúde, abrange mais de 650 mil profissionais da área em todo o país.

A formação holística do enfermeiro lhe proporciona conhecimentos e habilidades para uma atuação profissional abrangente dentro do Sistema de Saúde,desde promoção até a reintegração dos indivíduos à sociedade.
A nossa visão é que a Enfermagem é fundamental no meio da saúde,valorizada por seu conhecimento especializado,suas habilidades no cuidado,para melhorar o padrão de saúde da população,garantindo-lhe uma assistência segura,efetiva e de qualidade.

Os indivíduos escolhem a Enfermagem como carreira,e nela permanecem,pelas oportunidades de crescimento pessoal e profissional,ambientes de colaboração e interdisciplinaridade efetivos e uma compensação que se relacione diretamente com seu papel e suas responsabilidades.

Entendemos que o fator humano é o grande diferencial quando falamos de cuidados a pacientes,e por essa razão os profissionais devem estar alinhados às novas necessidades de desempenho dentro de um novo contexto.

O enfermeiro deve buscar competências para o desempenho de um papel estratégico e para seus resultados,que envolvem,sem dúvida,o alcance de uma prática assistencial de excelência. Assim,falamos de uma prática baseada em evidências científicas,da capacidade de tomada de decisão,da preocupação com o desenvolvimento profissional contínuo,do julgamento clínico,da visão sistêmica e um pensamento crítico. Adicionalmente,falamos também de competências comportamentais como liderança e planejamento,comunicação, negociação,relações interpessoais e iniciativa,sendo estas as que efetivamente colaboram para o estabelecimento de uma relação de cuidado entre o enfermeiro e o seu cliente principal: o paciente e sua família.

Nenhum comentário:

Postar um comentário