sábado, 8 de maio de 2010

Fichamento

Úlcera por pressão
Assistência domiciliar

Acta Paulista de Enfermagem, vol. 23, nº1, São Paulo 201o, Úlcera por pressão em pacientes sob assistência domiciliar, Emília Maria Paulina Campos Chayamiti e Maria Helema Larcher Calixi.

Mostraram que 63,8% dos pacientes analisados apresentavam doenças do sistema circulatório, doenças do sistema nervoso e distúrbios degenerativos como Alzheimer e Parkinson.
Observaram que para a maior parte dos pacientes (48,9%) o fator que causou a restrição da mobilidade foi a própria doença.
Apresentaram que as medidas para redução de carga mecânica, que causa excesso de pressão nos tecidos, são: mudança de decúbito, descompressão isquiática, uso do lençol móvel, movimentação por duas pessoas, uso de almofadas nos calcâneos, e uso de almofadas na cadeira.
Nesse contexto, a família é fonte de apoio informal aos idosos, onde os membros se ajudam em busca de alcançar o bem estar coletivo.
A diminuição da mobilidade está associada à redução da capacidade funcional das pessoas para a realização das atividades de vida diária, o que gera grande impacto. O longo tempo de imobiliização leva à síndrome do desuso, com implicações para os diversos sistemas corporais.
O envelhecimento também afeta todos os estágios da cicatrização, que interfere no processo de reparação tecidual.
Analisaram que para determinar a adequação do plano de tratamento para as UPP, é necessário que as lesões sejam monitoradas a cada troca de curativo,e reavaliadas, incluindo sua mensuração.
Preconiza-se que uma UPP, sem presença de infecção, com suprimento sanguíneo e tratamento adequado, deva apresentar sinais de cicatrização entre 2 e 4 semanas. Para pacientes em que a cicatrização não é possivel o tratamento deve prevenir a infecção e a futura deteriorização da lesão, proporcionando conforto de forma a manter a qualidade de vida.
Os resultados mostraram que os pacientes restritos a cadeiras e acamados são na maioria idosos, com diminuição da capacidade funcional, dependendo assim de cuidadores. Diante disso identificou-se a necessidade de intervenção educativa, de forma que este problema seja evitado ou amenizado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário