sexta-feira, 30 de abril de 2010

Fases da cicatrização

Substrução, proliferação e remodelação. Embora se sobreponham ao tempo e tenham, cada uma, suas próprias características, essas fases não se diferenciam, biologicamente.

A fase de substrução, inflamatória ou exsudação, dura de 1 a 4 dias. Tem esse nome porque é nesta etapa que se prepara o terreno, ou cimentação para uma cicatrização ideal. Sua duração ou características depende da extensão da ferida e da natureza do agente vulnerante. Quanto mais intensa seja a reação inflamatória mais longa será a fase de substrução, já que esta é seguida de uma exsudação, que gera demolição e reabsorção das partículas desvitalizadas e estranhas. Requer, portanto, não só uma reação hemostática, para deter a saída de sangue dos vasos, como também celular, que através dos leucócitos, linfócitos, macrófagos, etc., ocasionam a limpeza da ferida.

A fase de proliferação compreende um período entre 5 e 20 dias, embora, na realidade, pode durar meses; caracteriza-se pelo aparecimento do tecido conectivo ou conjuntivo - cola ou cimento da ferida - composto principalmente por uma proteína que recebe o nome de colágeno. O colágeno é produzido pelas células fibroblastos, cuja estrutura lembra o entrelaçado de uma corda: finos cordões compostos de meadas que, vão se decompondo até chegar a um fio elementar, é a cadeia polipectídea. O colágeno proporciona resistência e tensão à ferida, retraindo-a e diminuindo sua superfície. Nesta etapa, também ocorre a epitezação, ou revestimento, da superfície da ferida, graças à migração, ou neoformação, de células do epitélio circundante.

A ultima fase, de amadurecimento ou remodelação, começa a partir do 21º dia e dura meses; assim, depois de 3 meses a ferida ainda não recobrou totalmente sua original resistência à tensão. O amadurecimento se torna evidente na mudança de cor que a cicatriz experimenta, passa do vermelho ao rosa e deste, ao branco nacarado.

Fonte: clinicaarquero.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário