sábado, 5 de junho de 2010

Apendicite

O que é apendicite

A apendicite é uma inflamação do apêndice. Uma vez que a apendicite começa, não há terapia médica efetiva, então ela é considerada uma emergência médica. Quando tratada rapidamente a maioria das pessoas se recobra da apendicite sem dificuldade. Se o tratamento for postergado, o apêndice pode estourar, causando infecção e até morte.
Causas da apendicite

A causa da apendicite está relacionada ao bloqueio dentro do apêndice, conhecido como lúmen. O bloqueio ocasiona elevação da pressão, prejudicando o fluxo sanguíneo e inflamação. Se o bloqueio não for tratado, pode ocorrer gangrena e ruptura do apêndice. Mais comumente fezes bloqueiam o interior do apêndice. Ainda, infecções bacterianas e virais no trato digestivo podem ocasionar inchaço dos nódulos linfáticos, o que aperta o apêndice e causa obstrução. Lesão traumática no abdômen pode ocasionar apendicite em um número pequeno de pessoas. Genética pode ser um fator para alguns casos de apendicite.
Sintomas da apendicite

Os sintomas da apendicite podem incluir:
* Dor no abdômen.
* Perda de apetite.
* Náusea.
* Vômito
* Constipação ou diarréia
* Incapacidade de passar gases
* Febre baixa que começa depois de outros sintomas
* Inchaço abdominal.

Nem todos com apendicite apresentam todos os sintomas. A dor piora quando a pessoa se move, respira profundamente, tosse ou espirra. Pessoas com esses sintomas devem procurar um médico imediatamente.
Tratamento para apendicite

A apendicite aguda é tratada com cirurgia para remover o apêndice. A recuperação da operação demora algumas semanas. O médico geralmente receita medicação para dor e pede ao paciente limitar a atividade física. A maioria das pessoas se recupera de forma excelente e raramente precisa de alterações na dieta ou estilo de vida.

Antibióticos e outros tratamentos para apendicite

Se o diagnóstico for incerto, o paciente pode ser observado e algumas vezes tratado com antibióticos. Porém, em geral, apendicite não pode ser tratada somente com antibióticos e precisa de cirurgia.

Complicações decorrentes da apendicite

A complicação mais séria da apendicite é a ruptura. O apêndice estoura ou rasga se apendicite não for diagnosticada rapidamente e não for tratada. Crianças pequenas e idosos sofrem maior risco. A ruptura do apêndice pode ocasionar peritonite e abscesso. Peritonite é uma infecção perigosa que acontece quando a bactéria e outros conteúdos do apêndice vazam no abdômen. Em pessoas com apendicite um abscesso geralmente toma forma de uma massa inchada preenchida com fluido e bactéria. Em poucos pacientes as complicações da apendicite podem ocasionar falha nos órgãos e morte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário